Motoristas e cobradores de empresa de ônibus fazem paralisação na Ilha

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017


Redação TV Rio Alerta


Funcionários da empresa Transportes Paranapuan fazem uma paralisação, na Ilha do Governador, na manhã desta quinta-feira. 


Os motoristas e cobradores reinvindicam melhores condições de trabalho, pagamento de salários atrasados, 13º salário, cesta básica e demais benefícios. 

Nenhum ônibus das 14 linhas da empresa, que faz parte do Consórcio Internorte, saiu da garagem da empresa na manhã desta quinta.

Em nota, A Secrataria Municipal de Transportes (SMTR) informou que os consórcios têm obrigação contratual de manter os serviços de forma regular aos usuários do sistema, mesmo em caso de paralisações, sem causar prejuízo aos passageiros. 

Já quanto ao atraso nos pagamentos, a secretaria disse que as questões trabalhistas devem ser tratadas entre empresários e funcionários. 

A SMTR informou, também, que caso as linhas não voltem a circular após quatro horas da paralisação ou caso estejam circulando abaixo da frota determinada, o consórcio responsável será multado. 

Segundo Sebastião José, presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio de Janeiro, os profissionais vivem hoje uma verdadeira calamidade, já que há 17 meses estão sem reajuste salarial e apreensivos com a perda de mais de cinco mil postos de empregos. 

Ainda segundo ele, esse mês cerca de 600 ônibus serão retirados de circulação por estarem velhos e sem uso, o que corresponde a perda de mais 1200 postos de trabalho.

"Não queremos prejudicar a população, mas também não podemos mais aceitar como cordeiros esse sistema de escravidão que as empresas vem nos impondo há muito tempo", afirmou.
 
TV RIO ALERTA © 2012-2018 |:Rio Alerta Comunicação Rj