Exército entrega blindados que serão usados pelo Bope

quarta-feira, 28 de março de 2018
Blindados urutus doados pelo Exército Brasileiro e outros três usados pela Core que foram reformados

Redação Rio Alerta


Em uma cerimônia em frente ao Palácio Duque de Caxias, no Centro do Rio, aconteceu a entrega dos três blindados, modelos urutus, doados pelo Exército Brasileiro para o uso do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), na manhã desta quarta-feira. 


Outros três 'caveirões' usados pela Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) foram devolvidos após reformas. 

Os três veículos, que foram usados pelos militares brasileiros que participaram da missão de paz das Nações Unidas no Haiti, chegaram ao Brasil em outubro do ano passado e passaram por reformas para auxiliar nas incursões durante a intervenção federal no Rio. 

Participaram da entrega dos veículos o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, o interventor federal, general Braga Netto, o secretário de Segurança, general Richard Nunes, o secretário estadual de Administração Penitenciária (Seap), David Anthony, o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Roberto Robadey, e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Luiz Claudio Laviano.

Além de serem totalmente blindados, os urutus, que eram brancos, foram pintados de preto, cor usada pelo Bope e o material é antichamas. 
Ele também possui controle interno de temperatura e os pneus têm um sistema de auto-enchimento que dá uma autonomia maior caso eles sejam atingidos por tiros.
Os veículos da Core, de modelo sul-africano e um fabricado no Brasil, também foram adaptados com as mesmas tecnologias. Todos eles passaram por recuperação das partes mecânicas, suspensão e lanternagem.
Além dos blindados, as polícias também poderão contar com uma carreta para realizar o transporte dos veículos, duas viaturas destinadas à escola e cinco motocicletas.

 
TV RIO ALERTA © 2012-2018 |:Rio Alerta Comunicação Rj